Pular para o conteúdo principal

Sobre o artigo de Dilma na FOLHA: quem está raciocinando de forma analógica não é Dilma.


Nós já temos tantos problemas de verdade para conhecer, compreender e encaminhar soluções corretas e alguns companheiros colocam ao lado de questões de verdadeiramente relevantes o fato de um artigo da presidente Dilma ter sido publicado na FOLHA. Mio Dio del cielo! Quella mancanza di servizio ...
Alegam que “Dilma apanhou tanto da Folha” que não deveria usar o jornal dos Frias a propósito do ano novo; que “Dilma enxerga a mídia ao velho modo – jornais e revistas impressos, rádios e televisão” e que ignora a internet.
As criticas irracionais atingiram até os que compreendem a publicação do artigo na Folha, que passam a ser qualificados de detentores de um modelo mental obsoleto. Os imbecis que criticaram o uso da FOLHA talvez nunca tenham ouvido a expressão “convergência Midiática”, nem ouviram falar em Henry Jenkins.
A convergência midiática é um conceito desenvolvido por Jenkins e designa uma tendência que os meios de comunicação tradicionais definitivamente aderiram a um processo de adaptação à internet, ela consiste em usar este suporte como canal para distribuição de seu conteúdo.
Em outras palavras, o conteúdo publicado na FOLHA por conta da convergência está viralizado[1] na web, em blogs, sites, no Facebook, twitter, etc. Creio que quem está raciocinando de forma analógica não é Dilma, mas esses os críticos cheios de ressentimento “fora de hora” e revanchismo demodê.
Não sei quantas pessoas lêem a Folha, mas por conta da convergência midiática li o artigo publicado na FOLHA num grupo no Facebook e o compartilhei em vários outros grupos e no twitter.

Não importa quantas pessoas leram o artigo na FOLHA ou quantos se deixarão se convencer pelo conteúdo do artigo, o que importa é o uso de todos os espaços públicos, privados, físicos ou virtuais de difusão de idéias, para o debate republicano e democrático.

Outro de raciocínio analógico qualificou o uso da FOLHA como a burrada do ano”, pois o jornaleco dos FRIAS teria sido desleal quando publicou uma ficha falsa de Dilma, escreveu editoriais desaforados contra ela e alimentou os golpistas, tudo isso é verdade, assim como é verdade que a resistência contra o golpe “insuflado por jornalões e revistonas” ocorreu via web, mas e daí? Vencemos 2014 e 2015 e Dilma nos dá conteúdo para circularmos na web e usa a FOLHA como plataforma.

A mídia tradicional tentou destruir a imagem de Dilma e de seu governo, mas falhou. A Presidente da Republica segue sendo quem foi eleita democraticamente em 2014, apesar dos esforços da FOLHA, ESTADÃO, O GLOBO, VEJA, etc.

Também é irrelevante saber quem lê a Folha hoje, ou quantos jornais a Folha vende nas bancas, ou se a presidente resolveu falar aos paulistanos. Fato é que ela usou uma plataforma tradicional e falou com autoridade de sua confiança no futuro e deixou claro que o Brasil, sob sua presidência, é maior que interesses privados ou revanchismos de natureza juvenil. 

Dilma não precisa vir a público agradecer àqueles que em 2015 foram às ruas para que a democracia fosse respeitada no Brasil, a História o fará e Dilma e sua coragem também são agradecimento suficiente, por fim a aliança com as ruas está consolidada nos valores republicanos das bandeiras que empunhamos e Dilma honra.

No momento certo ações de governo, orientadas pela legalidade e elevado espírito público, dirão à grande mídia e às grandes fortunas que não conseguirão arrancá-la do poder ninguém quem lá o povo colocou. Na presidência da República não há espaço para mágoas, pois há muito a ser feito para mantermos e ampliarmos as conquistas.
Dilma não “lambe a mão que a apedreja”, ela se coloca acima dos golpistas e ao lado do povo, especialmente porque seu governo dá sinais de que voltará aos trilhos, retomando o modelo de desenvolvimentista, reabrindo o diálogo válido com a sociedade.




[1] Termo usual da internet que designa a ação de fazer com que algo se espalhe rapidamente, semelhante ao efeito viral.

Comentários

  1. Seu blog é excelente. Suas avaliações são ótimas. Conteúdo profundo e análise inteligente, tanto aqui quanto em outros blogs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

DIÁLOGO DO ARQUITETO E NEO EM MATRIX

“O Arquiteto - Olá, Neo. Neo - Quem é você? O Arquiteto - Eu sou o Arquiteto. Eu criei a Matrix. Eu estava à sua espera. (...)”   Sempre reflito sobre o significado do diálogo entre Neo e o Arquiteto no “Matrix Reloaded”, busco o significado para além do próprio filme e gosto de pensar que o diálogo é uma alegoria [1] ou uma metáfora [2] que contrapõe dois tipos de agir, o racional , do arquiteto e criador da MATRIX e o passional , em Neo, aquele que busca libertar a humanidade da escravidão imposta pelo sistema O racional, ou a racionalidade, diz respeito a ação calculada com base na eficácia dos meios escolhidos em vista de um fim, está relacionada também com a sistematização da experiência através de princípios explicativos gerais. O termo RACIONALIDADE nasceu fora da filosofia, estava relacionado a ciências como a economia, mas Weber introduziu sua noção como conceito sociológico fundamental, descrevendo-o como uma característica de determina