Pular para o conteúdo principal

ELOGIO A ROBERTO AMARAL

A notícia de que o PSB, que hospeda a candidata à Presidência Marina Silva, estaria a viver guerra interna a dez dias das eleições, pois o vice da chapa ao Planalto, Beto Albuquerque estaria a liderar um motim contra a votação do Diretório Nacional marcada para a próxima semana e contra Roberto Amaral me chamou atenção de forma negativa e preocupante.

Por que?

Porque conheço Roberto Amaral e sei da sua importância para a esquerda no país.

Após a minha saída do PT em 1991 foi o PSB, através dele, de Carlos Siqueira e Gilson Menezes que fui acolhido entre os socialistas. Fui acolhido e tive o privilégio de conhece-lo e conviver com Roberto Amaral e através dele conheci e convivi validamente com Miguel Arraes, Jamil Haddad, Rodrigo Rollemberg, dentre outros. Chegamos a trazê-lo para uma conferência organizada pelo PSB. O evento ocorreu no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas e reuniu a militância socialista, sua palestra foi, numa palavra, espetacular.

Foi Roberto Amaral que afirmou que a então candidatura de Eduardo Campos “em hipótese alguma [seria] uma candidatura de oposição. Mas é uma candidatura que promete avançar nas conquistas já alcançadas” e que a vitória dos socialistas determinaria correções necessárias e aprofundaria no governo uma opção que reúne a opção pelas políticas sociais, mas com a eficiência da gestão.

O cearense de Fortaleza Roberto Amaral foi enfático ao afirmar “precisamos avançar na eficiência da gestão”, diminuindo os investimentos públicos de manutenção da máquina e aumentando o investimento público na economia, o investimento que é produtivo, ou seja, com Roberto Amaral na presidência do PSB o Brasil sabe que a direção buscará afirmar o caráter social-desenvolvimentista de um governo socialista.

Noutras palavras, se Roberto Amaral for derrotado nesse guerra interna entre os socialistas, perde o PSB, mas perde toda a esquerda do pais.

Esse post é um elogio a Roberto Amaral, um justo enaltecimento de suas qualidades e virtudes.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DA FAMÍLIA CORLEONE À LAVA-JATO

A autolavaggio familiare agiu e reagiu, impondo constrangimento injusto ao atacar a reputação de advogados honrados. Me refiro a Roberto Teixeira e Cristiano Zanin. Já perguntei aqui no 247 [1] : “ Serão os jovens promotores e juízes "de baixa patente" os novos tenentes" Penso que sim, pois assim como os rebeldes do inicio do século XX, os jovens promotores e juízes, passaram a fazer política e interferir nas instituições e estruturas do Estado a seu modo. Mas em alguns momentos as ações e reações deles lembram muito a obra de Mario Puzzo. As ideais dos rebeldes do início do século XX, assim como dos promotores e juízes desde inicio de século XXI, eram ao mesmo tempo conservadoras e autoritárias; os tenentes defendiam reformas políticas e sociais - necessárias naquele momento -, e no discurso estavam presentes os sempre sedutores temas do combate à corrupção e defesa da moralidade política. Deltan Dallagnol e Sérgio Moro representam os jovens promotores e juízes d...

INDEPENDÊNCIA? QUAL?

Aprendemos que no dia 7 de setembro o Brasil emancipou-se e que, por ato de bravura e nacionalismo de um príncipe português, libertou-se do jugo do colonizador. Será? Mas  somos de fato uma nação i ndependente? A nossa carta política é conhecida e respeitada por nossos lideres? Bem, de 1985 a 2013 é possível dizer que sim, mas depois da visita de Joe Biden em 2013 e das marchas de junho do mesmo ano, depois da operação Lava-Jato e do golpe de 2016 podemos dizer que vivemos em um estado de permanente risco de ruptura institucional, com militares assanhados pelo retorno de um regime autoritário. É possível fazermos um paralelo entre o IPES , o IBAD e a Operação Brother Sam , com o MBL e seus pares, a propaganda nas redes via fake news e a Operação Lava-Jato, apesar do lapso de cinquenta anos, é possível afirmar que ambas tem a origem na sanha imperialista estadunidense, inaugurada em William Mckinley. Fato é que a partir de meados dos anos 1950 (assim como em 2003), o Bras...

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref...