Pular para o conteúdo principal

FAMÍLIA EM TRANSFORMAÇÃO

Tenho a sorte de vir de uma família grande e muito divertida, onde há pontepretanos, bugrinos, corintianos, são-paulinos e palmeirenses; há católicos, protestantes, espiritas e ateus; na paleta de cores das convicções políticas há de tudo também... Mas nossas diferenças nunca nos impediram de conviver, sonhar e amar, o que nos fortalecia eram essas diferenças.

Minhas irmãs e eu tínhamos trinta e quatro primos, quase três dúzias de tios e tias, além das avós, avô, tias e tios-avôs e até tios-bisavós.

As casas de nossas avós eram locais mágicos e cheirosos, para onde íamos naqueles domingos após a missa do Padre Geraldo Azevedo na Igreja do Carmo.

O Natal e a Pascoa sempre foram datas tão especiais quanto os aniversários das avós e avô e nesses dias nos encontrávamos em sorrisos infinitos e podíamos brincar e sonhar.

Enfim, acredito que a família é instituição fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento dos indivíduos e da humanidade. Se não existe a família, a sobrevivência cultural da humanidade corre perigo.

E uma família precisa sonhar e compartilhar os sonhos.

Foi através do convívio lúdico com minhas irmãs, primos e primas que aprendi que sonhos são dimensão infinita e necessária, caminho onde o impossível não tem espaço. Sem sonhos não há crescimento, amadurecimento ou movimento.
No convício familiar, onde há amor genuíno, é mais vigorosa a possibilidade do sonho, o sonho compartilhado é educativo, nos afasta da lógica nefasta do utilitarismo e oferece um canal para a realização dos nossos desejos.

O desenho acima é de uma família, como tantas outras, composta de pai e mãe, seus filhos e seus sonhos. Mas, e as novas famílias nos seus desenhos atuais? Elas podem amar, sonhar e educar? Segundo o Papa Francisco, em discurso à União Internacional de Superiores Gerais, a igreja deve reconsiderar a nossa postura em relação aos filhos de casais homossexuais e de pais divorciados.

Francisco afirmou que a estrutura familiar está mudando na atualidade.

O reconhecimento dessa mudança reconcilia a igreja com a realidade e isso é fundamental para que a hipocrisia, algo nada cristão, deixe de fundamentar a reflexão e de orientar nossas ações em relação à família que se transforma, mas onde também é possível compartilhar os sonhos e amar.

Sobre os divorciados o papa Francisco aconselhou àqueles que se divorciaram fazer um exame de consciência sobre como agiram com os filhos quando o casamento entrou em crise, se é possível tentar uma reconciliação, quais consequências um novo casamento pode ter na família, etc., mas defendeu o acolhimento deles pela igreja e considerou a possibilidade de os católicos que se casaram novamente participarem dos sacramentos, pois as pessoas divorciadas que vivem uma nova união são parte da Igreja e não estão excomungados, pois ninguém pode ser condenado para sempre, pois esta não é a lógica do Evangelho.  
As novas famílias, como a dos divorciados, devem ser integradas às comunidades cristãs e para isso é preciso analisar que várias formas de exclusão são ultrapassadas, pois "os efeitos de uma regra não podem sempre ser os mesmos".  
Parte da igreja católica, frequentemente em conflito com lésbicas, gays, bissexuais e a comunidade transgênero em relação ao casamento homossexual, deveria ouvir mais o Papa. Francisco, apesar de negar a possibilidade do casamento gay, recentemente ele declarou: "Se alguém é gay e busca o Senhor com sinceridade, quem sou eu para julgá-lo? ".

Na sua Exortação apostólica “Amoris laetitia - A alegria do amor”, que trata do amor na família,  afirma que “um ideal teológico do matrimônio demasiado abstrato, construído quase artificialmente, distante da situação concreta e das possibilidades efetivas das famílias tais como são”, ou seja,  é salutar aos cristãos prestar atenção à realidade concreta, porque os pedidos e os apelos do Espírito ressoam também nos acontecimentos da história através dos quais a Igreja pode ser guiada para uma compreensão mais profundado inexaurível mistério do matrimônio e da família.


Enfim, sem escutar a realidade não é possível compreender nem as exigências do presente, nem os apelos do Espírito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref