Pular para o conteúdo principal

Por que Jonas Donizette merece ser reeleito?


O PSB de Campinas em convenção municipal homologou a pré-candidatura do socialista Jonas Donizette à reeleição para prefeito de Campinas. A cidade precisa de mais quatro anos tendo à frente um administrador virtuoso que tenha a oferecer mais que palavras de ordem.

Jonas Donizette tem obras a apresentar, afinal foram quatro anos de muito trabalho. Foi também um tempo de acertamento necessário. Evidentemente há muitas demandas a serem atendidas ainda, sempre há e sempre haverá, mas a cidade não precisa mais de aventuras ou malfeitos.

Na convenção observei a presença de lideranças e personalidades que praticam de fato a busca da unidade (algo incomum nesses tempos de tanta tensão e certezas corrosivas).
À frente do Executivo Municipal Jonas manteve seu perfil discreto e generoso, mas ao mesmo tempo decidido.

Além das muitas obras há algumas iniciativas merecem destaque, dentre elas a conquista do título de “Campeão”, do projeto Cidade Resiliente Modelo da ONU, para melhorar a capacidade de resposta do poder público a desastres.

Mas por que Jonas Donizette merece ser reeleito?

Bem, eu poderia dizer que sua reeleição é merecida em razão da construção de oito novas creches na cidade; da criação de mais três mil vagas nas creches já existentes; da instalação das subprefeituras do Campo Grande e do Ouro Verde; das obras de pavimentação na periferia de toda cidade, que confere dignidade a cerca de 200 mil pessoas; e não apenas em razão da revitalização da Glicério ou da criação do Parque Dom Bosco, no Bairro Vida Nova; em razão da redução da taxa de mortalidade, a menor da história da cidade; da reforma das unidades de saúde; da corajosa Lei do “Pancadão” ou do Projeto Campinas Bem Segura, mas não é apenas por isso.

Talvez a melhor resposta seja: Jonas Donizette merece a reeleição em razão de, num período de recessão econômica e de enorme turbulência política, conseguir anunciar, com responsabilidade, um pacote de investimentos superior a R$ 650 milhões representado por 50 obras e ações da mais alta relevância para a cidade.

E, nesses tempos sombrios, ter uma administração que destina grande parte do investimento previsto para a área da saúde, uma das mais críticas do Município, é prova de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana.  

A mobilidade urbana não foi esquecida. Com recursos do governo federal o BRT (ônibus de trânsito rápido) parece que está próximo de tornar-se realidade em nossa cidade.  Além do BRT a Prefeitura cuidou de ampliar as ciclovias, recape e obras viárias.

Merece destaque a capacidade de articulação política de Jonas Donizette. Jonas é respeitado tanto na esfera federal, quando na esfera estadual. Prova disso é que, além do investimento federal, a cidade receberá investimentos do governo estadual da ordem de R$ 43,2 milhões para construção, reforma e ampliação de centros de saúde.

Com esses recursos serão construídos sete centros de saúde e reformados trexe, a saber: centros de saúde nos bairros Perseu, Nova América, Satélite Íris I, Satélite Íris II, Santos Dumont e DIC VI e reformas e ampliações das unidades Conceição, São Cristóvão, Aeroporto, Boa Vista, Esmeraldina, Floresta, Costa e Silva, Integração, Ipaussurama, São José, São Quirino Caps I (região Noroeste), Caps AD (região sul, próximo ao Mário Gatti).

Tem-se noticia de que a ordem de serviço para o início das obras do centro de saúde do São Bernardo já está assinada fruto de contrapartida da Faculdade São Leopoldo Mandic, que terá na unidade um campo de estágios para estudantes de medicina e odontologia. Além disso, há as reformas do Centro de Saúde Igor del Guercio, na Vila 31 de março, do Laboratório Municipal e também da Policlínica 1, que passou a funcionar em prédio alugado pela Prefeitura no Jardim Guanabara.

O pacote de obras inclui o Centro de Educação Infantil Amélia Pires Palermo, no bairro San Martin, do Centro de Educação Infantil Francisco Amaral na Gleba B.

O Prefeito Jonas Donizette está atento à pavimentação dos bairros Jardim Marisa e Jardim Uruguai, demandas antigas e necessárias serão finalmente atendidas.

Esses quatro anos de trabalho garantiram a entrega do Centro de Lazer do Parque Floresta, da Vila Palmeiras I, da Praça Antônia Romanetti de Andrade no Parque São Quirino e a entrega de 226 termos provisórios de concessão no Núcleo Residencial Parque Cidade de Campinas 2, 3 e 4.

Eu poderia dizer que é por isso tudo que Jonas Donizette merece ser reeleito, mas direi apenas que merece ser reeleito, pois ele é uma pessoa de muitas virtudes e sua reeleição representará a vitoria das virtudes, afinal a cidade cansada de caciques, caudilhos e santos do “pau-oco”.

A população de Campinas, em todas as regiões, aprendeu seu valor, a cidade sabe que é melhor reconhecer as virtudes, como dizia Spinoza, do que condenar os vícios.


Por isso ao invés de apontar as vicissitudes de outras candidaturas afirmo que Jonas Donizette possui virtudes que o qualificam para guardar para o povo e pelo povo o 4º andar do Palácio dos Jequitibás por mais quatro anos.

Comentários

  1. Parabéns! O PSB e este humilde servidor agradecem o texto. E a boa lembrança de tantas realizações, pois tudo o que foi fruto de trabalho diário acaba sendo um pouco relegado ao plano da rotina. E da obrigação, do natural dever cumprido. E muitas vezes não lembramos de que, além de realizar é preciso mostrar que foi feito o que se esperava. Ou pelo menos tentado ao máximo aquilo que foi prometido... e que houvesse, de verdade, um novo tempo para nossa cidade de Campinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, o diferencia Jonas é a sua capacidade de ouvir e respeitar a diferença. abraços

      Excluir
  2. Parabens Pedro...texto fantástico !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvinho, boa tarde!
      Obrigado. O texto procurou ser fiel ao que vejo e sinto.
      abração.

      Excluir
    2. Silvinho, boa tarde!
      Obrigado. O texto procurou ser fiel ao que vejo e sinto.
      abração.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref