domingo, 17 de janeiro de 2016

Michal Kalecki


“A Teoria da Dinâmica Econômica” é a principal obra de Michal Kalecki a respeito das economias capitalistas e constitui leitura indispensável para quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre essas economias. Curioso é que Michal Kalecki, que nasceu em Lodz, em 22 de junho de 1899 e estudou na Escola Politécnica de Varsóvia e depois na de Gdanski, não chegou a graduar-se, se primeiro título acadêmico ele o obteve aos 57 anos de idade, quando, já internacionalmente reconhecido, o governo polonês o nomeou professor universitário; e em 1964 a Universidade de Varsóvia lhe conferiu o título de doutor honoris causa. Foi um autodidata, portanto.

Segundo Delfim Neto o que separa Keynes e Kalechi é que o primeiro trabalhou para salvar o capitalismo e o segundo para provar que ele não pode ser salvo[1],

Mas para ambos, ainda segundo Delfim, o maior pecado de uma sociedade é ser incapaz de proporcionar emprego a todos emprego para todos que querem e pode trabalhar, com oferta de salários adequados ao exercício pleno da cidadania.



[1] in “voto de confiança”. P. 37, revista Carta Capital, 20 de Janeiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário