quinta-feira, 18 de junho de 2015

alma guerreira

“... o futuro dos poucos que têm coragem de lutar pela lei se tornará um verdadeiro martírio. O forte sentimento que eles têm de direito legal, que não deixa com que fujam do campo de batalha, torna-se uma maldição para eles. Deixados por todos que deveriam ter sido os seus aliados naturais, lutam sozinhos contra a falta de lei que tem aumentado em conseqüência da covardia universal. E, se após todos os seus sacrifícios, eles conseguem permanecer fiéis a si mesmos, eles ganham, em vez de gratidão, zombaria e desprezo.”  (Rudolph Von Hering, in A Luta pelo Direito, Hunter Books, São Paulo, 2012, p. 111)
A zombaria e o desprezo estão presentes na nossa vida, mas isso não pode nos afastar do JUSTO e da luta por uma sociedade democrática de fato, onde as relações generosas e assertivas, honestas e corajosas sejam a regra e a busca permanente pelo sucesso egoísta, individualista seja combatida, pois essa busca na verdade escraviza a alma e limita as infinitas possibilidades, 
E nesses tempos sombrios de inflexão perigosamente conservadora não podemos perder de vista quem fomos aos oito anos, afinal "aos oito anos todo menino é Guerreiro, aos 15 todo jovem é poeta, mas depois disso nem disso nem sempre somos alguma coisa" (Hildebrando Siqueira), temos de nos manter com alma de guerreiros.
Todas as dificuldades são passageiras e educadoras, quando olhamos a partir delas e não apenas para elas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário