Pular para o conteúdo principal

FAMÍLIA E AMIGOS

Sou devoto de São José, aprendi com minha avó Maria, mãe de meu pai, que São José é o protetor da família e a família era, e é, algo muito caro para mim, assim como são os amigos.

A “vó” Maria merece um destaque nesse texto. Ela foi criada na Colônia da Fazenda Santa Elisa em Campinas, filha e neta de italianos. Quando contava com quase oitenta anos mantinha os sonhos generosos ...
e deliciosamente ingênuos e os compartilhava conosco. Só as boas pessoas são capazes de sonhar e compartilhar. 


 Tenho medalhinha com a imagem e tudo, ganhei da Celinha - amor da minha vida.

Creio que o exemplo de S. Jose merece ser objeto de atenção de todos nós, católicos ou não.

Me refiro evidentemente a José de Nazaré ou José o Carpinteiro, o qual segundo o Novo Testamento é marido de Maria, pai de Jesus Cristo. José, descendente da casa real de Davi, é venerado como santo pela Igreja Ortodoxa, Igreja Anglicana, e Igreja Católica, que o celebra como seu padroeiro universal.

José artesão, José operário, é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores", e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.

Para mim a família é uma instituição válida e deve ser compreendida como o que ela é: um local de construção e encaminhamento afetivo de vidas e sonhos. Não me refiro, evidentemente, apenas à família tradicional e tenho certeza que o exemplo de José nos autoriza a ampliar a compreensão do significado de família, incluindo validamente nesse conceito todas as formas existentes atualmente, algumas com dois pais, outras com duas mães, outras tantas apenas com um deles.

A forma realmente não importa, o que importa é a capacidade que esse núcleo social tem de transformar vidas e essas vidas novas interferir na sociedade toda. A capacidade de fazermos amigos.

A história mostra que o conceito de família mudou ao longo do tempo. Mas de qualquer jeito, podemos dizer que, embora tenha havido mudanças importantes na definição de família moderna, a família nuclear ainda é a unidade social mais comum de um sistema social.

Na história da família, seja no pré ou na pós-industrial, ela permanece como a unidade social ou núcleo básico de uma sociedade.

A família ainda cumpre o papel de socialização, mas compartilha este e outros papéis, com outros grupos sociais, instituições e atores sociais. Na atualidade, também houve mudanças importantes com relação ao papel das mulheres na sociedade e sua entrada no mundo do trabalho, fazendo mudanças na organização familiar.

É a família que nos habilita a construir relações afetivas de grande valor, chamadas AMIZADE.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

DIÁLOGO DO ARQUITETO E NEO EM MATRIX

“O Arquiteto - Olá, Neo. Neo - Quem é você? O Arquiteto - Eu sou o Arquiteto. Eu criei a Matrix. Eu estava à sua espera. (...)”   Sempre reflito sobre o significado do diálogo entre Neo e o Arquiteto no “Matrix Reloaded”, busco o significado para além do próprio filme e gosto de pensar que o diálogo é uma alegoria [1] ou uma metáfora [2] que contrapõe dois tipos de agir, o racional , do arquiteto e criador da MATRIX e o passional , em Neo, aquele que busca libertar a humanidade da escravidão imposta pelo sistema O racional, ou a racionalidade, diz respeito a ação calculada com base na eficácia dos meios escolhidos em vista de um fim, está relacionada também com a sistematização da experiência através de princípios explicativos gerais. O termo RACIONALIDADE nasceu fora da filosofia, estava relacionado a ciências como a economia, mas Weber introduziu sua noção como conceito sociológico fundamental, descrevendo-o como uma característica de determina