segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Beatrice Webb

Mais um post muito bom do meu professor Fernando Nogueira da Costa, recomendo:


A Imaginação Econômica de Beatrice Webb: o Estado de Bem-Estar Social

Apreciei mais na leitura do livro A Imaginação Econômica: gênios que criaram a Economia Moderna e mudaram a História (São Paulo, Companhia das Letras, 2012, pp. 577), o livro de Sylvia Nasar a respeito da vida e época dos grandes autores da história do pensamento econômico, naturalmente, os tópicos a respeito de pensadores de quem eu não conhecia a obra. Vou resumi-los em uma série de posts.
Ninguém mais do que Beatrice Webb pode reivindicar a invenção da ideia de uma rede de proteção social que é, na realidade, o moderno Estado do Bem-Estar, e que se distingue doEstado-Policial.
O germe da ideia brotou do estudo que ela e seu marido Sidney fizeram sobre os sindicatos. Em seu livro Industrial Democracy, publicado em 1897, eles propuseram a mudança do atendimento à saúde em escala nacional e dos padrões de seguridade social. Um “salário mínimo” nacional abrangeria toda a força de trabalho, com exceção dos trabalhadores rurais e dos empregados domésticos. Reconheciam que a grande expansão do poder governamental em relação à empresa privada ia muito além do que tinham em mente os líderes dos sindicatos, que desejavam principalmente liberdade de ação para lutar por salários mais altos e por melhores condições de trabalho.
leia mais: http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2012/12/02/a-imaginacao-economica-de-beatrice-webb-o-estado-de-bem-estar-social/#more-22154

Nenhum comentário:

Postar um comentário