sexta-feira, 8 de junho de 2012

outro filme... A Espiã (Zwartboek)


Assisti também "A Espiã" é um filme de época neerlandês realizado em 2006 por Paul Verhoeven, com encenação de Paul Verhoeven e Gerard Soeteman. 
O filme é protagonizado por Carice van Houten, Thom Hoffman, Halina Reijn e Sebastian Koch.  A ESPIÃ (Zwartboek) retrata uma jovem mulher judia que procura sobreviver durante a ocupação nazi dos Países Baixos na altura da Segunda Guerra Mundial
Teve ante-estreia a 12 de setembro de 2006 em Haia e estreia a 14 de setembro do mesmo ano. Recebeu diversos prêmios de cinema nos Países Baixos, entre eles: Gouden Film (Prêmio de Ouro), Platina Film (Prêmio de Platina) e três prémios Gouden Kalveren (Bezerros de Ouro). 
Zwartboek foi sugerido aos Academy Awards de Hollywood, embora não tenha sido integrado na lista final de filmes nomeados para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro. 
Durante o Festival de Cinema Neerlandês de 2008, o filme foi eleito o melhor filme neerlandês de todos os tempos.
O filme tem inicio em 1956, a judia Rachel e a turista Ronnie reencontram-se ao acaso num kibutz israelita na região do Mar da Galileia, é uma cena linda em que Rachel dá aulas para crianças, a cena é prodiga em felicidade. Elas encontram-se após mais de uma década sem se verem. Ronnie encontrava-se naquela altura em passeio pela Terra Santa com o seu marido canadiano. Após a partida de Ronnie, Rachel relembra perto de um lençol de água o período vivido nos Países Baixos durante a Segunda Guerra Mundial.
É um filme de amor, uma celebração da vida e da sobrevivência naqueles tempos sombrios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário