Pular para o conteúdo principal

outro filme... A Espiã (Zwartboek)


Assisti também "A Espiã" é um filme de época neerlandês realizado em 2006 por Paul Verhoeven, com encenação de Paul Verhoeven e Gerard Soeteman. 
O filme é protagonizado por Carice van Houten, Thom Hoffman, Halina Reijn e Sebastian Koch.  A ESPIÃ (Zwartboek) retrata uma jovem mulher judia que procura sobreviver durante a ocupação nazi dos Países Baixos na altura da Segunda Guerra Mundial
Teve ante-estreia a 12 de setembro de 2006 em Haia e estreia a 14 de setembro do mesmo ano. Recebeu diversos prêmios de cinema nos Países Baixos, entre eles: Gouden Film (Prêmio de Ouro), Platina Film (Prêmio de Platina) e três prémios Gouden Kalveren (Bezerros de Ouro). 
Zwartboek foi sugerido aos Academy Awards de Hollywood, embora não tenha sido integrado na lista final de filmes nomeados para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro. 
Durante o Festival de Cinema Neerlandês de 2008, o filme foi eleito o melhor filme neerlandês de todos os tempos.
O filme tem inicio em 1956, a judia Rachel e a turista Ronnie reencontram-se ao acaso num kibutz israelita na região do Mar da Galileia, é uma cena linda em que Rachel dá aulas para crianças, a cena é prodiga em felicidade. Elas encontram-se após mais de uma década sem se verem. Ronnie encontrava-se naquela altura em passeio pela Terra Santa com o seu marido canadiano. Após a partida de Ronnie, Rachel relembra perto de um lençol de água o período vivido nos Países Baixos durante a Segunda Guerra Mundial.
É um filme de amor, uma celebração da vida e da sobrevivência naqueles tempos sombrios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

DIÁLOGO DO ARQUITETO E NEO EM MATRIX

“O Arquiteto - Olá, Neo. Neo - Quem é você? O Arquiteto - Eu sou o Arquiteto. Eu criei a Matrix. Eu estava à sua espera. (...)”   Sempre reflito sobre o significado do diálogo entre Neo e o Arquiteto no “Matrix Reloaded”, busco o significado para além do próprio filme e gosto de pensar que o diálogo é uma alegoria [1] ou uma metáfora [2] que contrapõe dois tipos de agir, o racional , do arquiteto e criador da MATRIX e o passional , em Neo, aquele que busca libertar a humanidade da escravidão imposta pelo sistema O racional, ou a racionalidade, diz respeito a ação calculada com base na eficácia dos meios escolhidos em vista de um fim, está relacionada também com a sistematização da experiência através de princípios explicativos gerais. O termo RACIONALIDADE nasceu fora da filosofia, estava relacionado a ciências como a economia, mas Weber introduziu sua noção como conceito sociológico fundamental, descrevendo-o como uma característica de determina