sábado, 16 de junho de 2012

15 ans et demi


Esse filme é muito legal. 


Comédia francesa "15 anos e meio" focaliza o conflito entre pais e jovens. O longo foi escrito e dirigido por François Desagnat e Thomas Sorriaux. A história é sobre um pai ausente que se vê obrigado a cuidar da filha adolescente. Ele se surpreende quando descobre que não é o herói de sua filha. O "pai ausente" é o ator Daniel Auteuil, que já vi em outros filmes e acho ele ótimo.

O filme foi escrito e dirigida pelos amigos François Desagnat e Thomas Sorriaux, que tem bons filmes de baixo orçamento segundo li num site. A história em si não tem não é nova... Pai ausente (Auteuil) vê-se obrigado a cuidar da filha, agora adolescente, gerando situações que oscilam entre o drama e o humor. O protagonista é Philippe Le Tallec, um cientista francês, radicado há 15 anos nos EUA. Ele deve voltar ao seu país para "vigiar" Églantine (Juliette Lamboley), sua filha de 15 anos e meio (daí o título), enquanto a mãe faz uma viagem.

Depois de anos sem contato, o antagonismo entre os dois é imediato. Repressor, Philippe tenta impor regras inconcebíveis na visão de Églantine. Enquanto isso, a adolescente vê na atitude autoritária do pai uma oportunidade de fazer o que bem entender, utilizando-se da culpa como subterfúgio. 
Basicamente, Philippe, o pai, alucina durante suas conversas com os demais personagens. Ele sonha acordado com situações hipotéticas - e divertidas - que poderiam resolver seus conflitos, é muito divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário