Pular para o conteúdo principal

O que é ser comunista hoje?


Antes é importante respondermos as questões: afinal o que é “direita” e o que é “esquerda” no final da primeira década do século XXI? Essas categorias políticas ainda tem significado? Ainda fazem sentido hoje em dia?

Penso que “direita” e “esquerda” são categorias universais da política e que fazem parte de conceitos básicos que informam genericamente o funcionamento das sociedades contemporâneas, por isso emprestam significado genuíno e necessário à compreensão e o sentido.

Em sendo assim um artigo do Professor Alberto Carlos, publicado recentemente mostrou-se bastante oportuno, especialmente quando ele afirma que o “PT se transformou em típico partido socialdemocrata europeu, guarda enormes semelhanças com partidos de centro esquerda da Europa: (…)” e afirma também que o PSDB tem a sua prática política próxima à dos partidos mais conservadores do mundo.

O Professor Alberto Carlos afirma que o PT como os partidos de centro-esquerdo da Europa “começaram muito pequenos e radicais”, mas todos “foram ficando extremamente moderados na medida em que cresciam. Abandonando o antigo ideário socialista para apenas defender o aumento do consumo para os mais pobres. Todos querem mais Estado na economia e mais política social.”, esse é um comentário parcialmente falacioso, pois dizer que o PT defende apenas o aumento do consumo pelos mais pobres não é verdade e não é honesto. O PT e os demais partidos de esquerda que compõe o atual governo vêm, através de políticas públicas de centro-esquerda, transformando o país pelo viés da cidadania. Essa é a verdade.

E Professor Alberto Carlos escorrega também ao afirmar que seriam as regiões mais pobres do país que votam nos partidos como o PT e no PCdoB. Trata-se de um argumento não verdadeiro, pois se o PT venceu no nordeste e 2010, como afirma o articulista, ele, talvez por desinformação, esqueceu-se que o PT venceu também no sul e no sudeste, as quais não podem ser qualificadas como das “regiões mais pobres”.
Bem, sendo o PT um partido de centro-esquerda ou, como afirma do Alberto Carlos Almeida, um verdadeiro socialdemocrata, o partido de “direita” ou conservador estaria representado pelo PSDB evidentemente, que reúne em torno de si os liberais. Compreendendo “liberais” como aqueles que apresentam um discurso articulado e sedutor, sobre a “eficiência na economia e na administração pública”, em redução de impostos, etc., mas que na prática são os responsáveis, através de sua prática desumana, quebrar a economia mundial em 1929 e em 2008 e sem nenhum constrangimento e socorrer-se do “vilão” Estado. Para conhecê-los bem, de maneira lúdica e numa linguagem de fácil compreensão é importante assistir o último documentário de Michel Moore: “Capitalismo; Uma história de Amor”. É revelador.
Mas vamos lá. O que é ser comunista ou socialista no século XXI? Eu acredito que é necessário o afastamento critico da tradição e da práxis autoritária que caracterizou a URSS em especial e passar a imaginar uma sociedade justa livre e pluralista. Cuba é um exemplo de avanços no campo social, nos direitos sociais, mas a revolução falhou no que diz respeito aos direitos civis e políticos. Quem é verdadeiramente de esquerda não pode deixar de fazer essa critica.

Ser de esquerda é: compreender que a riqueza da humanidade está na sua diversidade; ser um combatente das desigualdades sociais e econômicas; ser um defensor da diversidade, da tolerância; ser defensor e praticante do respeito às diferenças; ser defensor das liberdades civis todas (sem regulação ou censura); além de acreditar que o caminho para a democracia verdadeira passa pelo respeito às diferenças, inclusive ideológicas, e pela ampliação de espaços institucionais de aconselhamento e deliberação como os conselhos, as ONGs, os sindicatos, as associações, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref