Pular para o conteúdo principal

CORRUPÇÃO, REFORMA POLITICA e CONTROLE SOCIAL.

A Presidenta Dilma Rousseff tem enfrentado com competência as denuncias de corrupção envolvendo personalidades importantes que compõe o seu governo. Aliás, desde o seu primeiro pronunciamento ela afirmou que não toleraria o que chamou de “malfeito”.


Mas parte da mídia insiste em passar a impressão, negativa, de que a corrupção é uma característica do atual grupo político que esta no poder, quando sabe-se que a corrupção é um fenômeno político. Essa correta advertência é feita pelo Professor e cientista político Francisco Fonseca. Ele diz que a forma de veicular noticias contém um viés ideológico, assim como a forma de interpretá-las e, tanto a veiculação quanto a interpretação tendenciosas contribui “para estigmatizar grupos políticos – (...), o que é um claro atentado à democracia.” .

Concordo com o professor Fonseca quando ele afirma que uma parcela importante da mídia é responsável pela manutenção de um mito que ele chama de “o caráter (i)moral de grupos específicos que alçam ao poder, versão notabilizada pela UDN de Carlos Lacerda, interprete da política à luz da moral...”. Mas o que significa isso?

Gosto muito de Bauman no livro “Bauman sobre Bauman”, Ed. Zahar, p. 56 ele afirma: “Ser moral significa saber que as coisas podem ser boas ou más. Mas não significa saber, muito menos saber com certeza, quais são as coisas boas e quais são as más. Ser moral significa tender a fazer certas escolhas sob condições de aguda e dolorosa incerteza.”

Bem, quando se interpreta a Política à luz da moral das relações pessoais é possível fazê-la com “seletividade”, pois se os seres humanos são intrinsecamente alguma coisa, eles são seres sociais, ou seja, são seres morais como ensina Bauman; e ser moral é atributo constitutivo da humanidade, um traço que torna singular a condição humana e a distingue de qualquer outro modo de ser no mundo, mas o próprio Bauman afirma que “Ser moral” não significa necessariamente “ser bom”, ser moral significa saber que existe o “certo” e o “errado” e fazer a escolha, sem escolha não existe moral.

Enfim, dar preferência a algumas escolhas e alternativas em relação a outras é um esforço humano chamado, ainda segundo Bauman, de “ética”. Cabe à “sociedade” definir tudo isso num projeto de “sociedade”.

Aliás, isso é a própria sociedade, esse esforço continuo de estruturar uma “ordem”, ou “ordem social”, é próprio da sociedade e é ela, e isso ocorre através das ações políticas, do exercício da Política. Mas é incorreto interpretar corrupção à luz da moral, pois a corrupção é fenômeno político e não fenômeno moral, assim como a ética é um produto social e a moral não (pois essa é característica do individuo).

E quando se interpreta a corrupção à luz da moral tem-se a mesma distorção, a mesma “seletividade”, ou seja, a mídia ao usar a moral como “medida”, instrumento de veiculação e interpretação de fatos tidos como “indícios de corrupção” ou “denuncias de corrupção” pode selecionar ideologicamente entre os vários fatos e apresentá-los, ou não, com maior ou menor grau de espetacularização e dramaticidade.

Exemplo dessa “seletividade” da mídia foi todo o processo de privatização, pois ocorreu verdadeiro “veto” da grande imprensa brasileira às investigações sobre os indícios de corrupção, apesar de um enorme número de denuncias e indícios de corrupção (tanto na forma quanto no modelo).

O livro de Aloysio Biondi “O Brasil privatizado: um balanço do desmonte do Estado”, Ed. Perseu Abramo, 2003 trata com competência e rigor o assunto. Ou seja, ocorreu um apoio incondicional por parte da imprensa à agenda neoliberal e por isso noticias que colocasse em risco a “fé pública” no projeto privatizante foram antidemocraticamente censuradas. O professor Francisco Fonseca analisa esse fato no livro “O consenso forjado” citado por ele no artigo “A corrupção como fenômeno político”, Francisco Fonseca, in Le Monde diplomatique Brasil, p. 6, setembro 2011.



Mas o que fazer? Penso que a reforma política é urgente e o debate sobre a ampliação de uma cultura de controle social, transparência e integridade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref