Pular para o conteúdo principal

Ainda sobre o impeachment do Dr. Hélio...


Por mais simpáticos que sejamos à idéia do impeachment do Dr. Hélio, seja pela sua arrogância ou qualquer outro motivo menos publicável, o impeachment somente poderá ocorrer validamente em havendo suspeita fundada e evidência da prática de crime de responsabilidade do Dr. Hélio reconhecida e declarada pelos vereadores, se for assim é de interesse é da sociedade.
A quem interessa o impeachment do Dr. Hélio? Há motivação para o impeachment?
Bem, antes de responder a essas perguntas creio que o impeachment merece uma conceituação e uma reflexão.
Impeachment tem por tradução literal: impugnação de mandato e é um termo do inglês que denomina o processo de cassação de mandato do chefe do Poder Executivo, pelo parlamento.
E a existência de um processo dessa natureza interessa à sociedade, pois demonstra maturidade e independência dos Poderes da Republica e das instituições.
Há quem confunda o impeachment com o “recall político” (que é o poder de cassar e revogar o mandato de qualquer representante político, pelo eleitorado, através de uma “reavaliação” popular). O recall é aplicável não só os mandatários reconhecidamente corruptos, mas os incompetentes ou inoperantes. Mas não se pode confundir o impeachment com o recall político, pois apesar de ambos servirem para pôr fim ao mandato de um representante político, os dois institutos diferem quanto à motivação e à iniciativa (titularidade) do ato de cassação do mandato. No impeachment a titularidade é do parlamento e no recall político é dos cidadãos.


Para que se desencadeie o processo de impeachment, é necessária motivação, ou seja, é preciso que se suspeite da prática de um crime de responsabilidade ou de uma conduta inadequada para o cargo. Já no recall tal exigência não existe, o procedimento de revogação do mandato pode ocorrer sem nenhuma motivação específica, em sendo assim o recall é um instrumento puramente político e o impeachment é instrumento hibrido: político-jurídico.
E tem muita gente tratando o impeachment do Dr. Hélio como um recall. Não basta a motivação política.
Mas há condições legais para o impeachment do Dr. Hélio? Não sei. Caberá aos vereadores dizerem que “sim” ou que “não”. Mas em qualquer das hipóteses não se pode esquecer que a motivação para o impeachment não pode ser apenas política, tem de ser política e jurídica.
A lei e a boa doutrina ensinam que a motivação para o impeachment é a prática de crime de responsabilidade. Os crimes de responsabilidade são infrações político-administrativas cujas sanções importam em vacância do cargo, ou seja, na saída do agente do cargo e sua inabilitação por certo período de tempo para o exercício de funções públicas. Como ferem preceito de mais de um ramo do direito, estas infrações estão sujeitas a penalidades civis, penais e administrativas e, até mesmo, políticas. Importante lembrar que normalmente estas infrações não estão tipificadas no Código Penal e nem na Legislação Penal Especial. Desse modo, não é matéria afeta ao Direito Penal, mesmo usando alguns princípios afetos a este ramo do direito. As infrações são tipificadas em lei federal, que deve obedecer ao princípio da legalidade penal e da anterioridade. A norma que regulamenta os crimes de responsabilidade é a Lei nº 1079/50, parcialmente recepcionada pela atual Constituição.
Crimes de Responsabilidade são os que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra: a) a existência da União; b) O livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da federação; c) o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais; d) a segurança interna do País; e) a probidade da administração; f) a lei orçamentária; g) cumprimento das leis e das decisões judiciais.
Mas, especificamente em relação ao processo de cassação do mandado do Prefeito de Campinas, há crime de responsabilidade? Qual?
É nesse contexto que deve ser respondida a pergunta: a quem interessa o afastamento definitivo do mandato para o qual o Dr. Hélio foi eleito com 70% dos votos válidos? E por mais simpáticos que sejamos à idéia do impeachment ele somente poderá ocorrer validamente em havendo suspeita fundada e evidência da prática de crime de responsabilidade do Dr. Hélio, se for assim é de interesse é da sociedade. Mas se a decisão for apenas política passa a interessar a grupos e partidos. Por isso os vereadores terão de dizer clara e detalhadamente à sociedade quais foram os crimes praticados pelo prefeito, declarar a existência e extensão do dolo e qual a extensão de sua responsabilidade, pois não sendo assim estarão patrocinando um golpe institucional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref