Pular para o conteúdo principal

As obras eternas o nosso teatro...

Já escrevi aqui que José de Castro Mendes, ou Zeca Mendes, personalidade que empresta seu nome ao nosso teatro eternamente em obras, o TEATRO CASTRO MENDES, era funcionário do IAC - Instituto Agronômico de Campinas e amigo do meu avô Pedro Maciel.

Zeca Mendes era jornalista, escritor, pintor, músico e fotografo. Zeca Mendes era sobrinho-neto de Antônio Benedito Castro Mendes proprietário da afamada Casa Livro Azul, loja importadora de instrumentos musicais e sempre aberta à produção cultural da cidade. Será que Francisco de Lagos sabe quem foi Zeca Mendes?

Enfim, gostei de saber que me avô teve uma convivência válida com alguém como Zeca Mendes.

E pesquisando na web descobri que Zeca Mendes colaborou com a revista modernista A ONDA publicada pelo pai de minha mãe, meu avô Hildebrando Siqueira. Coincidência somente possível àqueles que vivem e convivem honestamente na cidade, para além de datas e através do sempre.

O Teatro Municipal Castro Mendes deveria ser o maior e principal teatro público da cidade de Campinas. Localizado emblematicamente na Vila Industrial, foi inaugurado em 1974, 9 anos após a demolição do Teatro Municipal da cidade, numa tentativa de suprir a lacuna deixada por este. Possui capacidade para 831 espectadores, mas está abandonado.

O Teatro foi adaptado a partir do prédio do antigo cinema da Vila Industrial, o Cine Casablanca, não possui traços arquitetônicos marcantes, nem a boa acústica, mas era o nosso espaço de convivência, espaço de cultura e democrático.

Em meados de 2007, após encontrar-se no mais completo abandono, o teatro foi fechado para reformas, as quais não há data definida para o término. A nova Secretária Municipal de Cultura já posou para fotos com “capacete de engenheiro”, mas ninguém explica porque a obra nunca termina se, além do dinheiro público da cidade, a PETROBRAS fez doação em dinheiro para a reforma.

Bem, no teatro Castro Mendes recebeu “Semanas Jurídicas” memoráveis no ocaso da ditadura militar. Os amigos Marcos Grella, José Roberto Albejante, Claudio Pedrassi e Ricardo Hoffmann por certo lembram-se daquelas noites... Hoje eles e outras são membros do Ministério Público e da Magistratura e podem, querendo, indignar-se também. O teatro Castro Mendes recebeu, por exemplo, Teotônio Vilela, o Menestrel de Alagoas, com quem tive (ao lado do amigo Biléo Soares) a honra de compartilhar momentos inesquecíveis.

As solenidades de colação de grau minha e da Celinha, amor da minha vida, aconteceram lá. Assim como muitos shows, peças de teatro... Lá assistimos Bibi Ferreira interpretar “Piaf” e lá ouvimos o PREMÊ... E lá fizemos os planos de um amor perfeito.

Mas o fato é que Zeca Mendes, assim como todos aqueles que amam Campinas, deve estar “fulo” da vida na vida eterna com o excesso de discursos e promessas e a inexistência de efetividade de ações na área da cultura, especialmente depois que o tal Francisco de Lagos chegou na bagagem do bom Prefeito Hélio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref