Pular para o conteúdo principal

Qual legado professor??

Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, certo? É sinal de que devemos ouvir mais e falar menos?

Mas o Professor Bolivar Lamounier, sabidamente tucano, parece não acreditar na sabedoria popular e por isso perdeu a oportunidade de ficar calado e afirmou ao jornal “Valor” recentemente que o Presidente Lula “... se dedicou a ‘demonizar’ a gestão de Fernando Henrique Cardoso e que o PSDB não soube defender seu legado”.

Caro Professor Bolivar Lamounier, com todo respeito, não há o que ser defendido o Presidente Fernando Henrique foi um dos piores presidentes da história do Brasil e apesar dos mitos criados em torno dele a verdade é valor que triunfa.

Ademais o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ganhou “de presente” da sorte a presidência da republica, pois ela (a sorte) mais uma vez sorriu para ele (a primeira vez foi quando mesmo perdendo a eleição herdou a vaga no Senado de Franco Montoro que em 1982 foi eleito para o governo de São Paulo).

Não é demais lembrar que Fernando Henrique Cardoso tem contra si a suspeita lançada pelo Jornalista Sebastião Nery o qual afirma que FHC teria sido cooptado pela CIA e que tornou-se, financiado pela agência de informação dos EUA, um “propagandista” do american way of life, nem é sem propósito registrarmos mais uma vez que, através de artigo denominado “Carta Aberta a Fernando Henrique Cardoso” de Theotônio Costa afirma que FHC foi um fracasso como presidente em todas as áreas.

FHC e setores da midia, sempre muito simpaticos a ele (com afirma Brigitte Hersant Leoni no livro “Fernando Henrque Cardoso – O Brasil do Possível”, ed. Nova Fronteira, 1994) criaram mitos em torno dos chamados êxitos do governo tucano,os quais na verdade apenas escondem a verdade de que as premissas teóricas em que baseou a ação política eram equivocadas e contrárias aos interesses nacionais, tanto da população mais carente, quanto aos interesses do setor produtivo.

O propalado êxito econômico do governo FHC é uma falácia porque os dados mostram que até 1993 a economia mundial vivia uma hiperinflação na qual todas as economias apresentavam inflações superiores a 10%. A partir de 1994, todas as economias do mundo apresentaram uma queda da inflação para menos de 10%, ou seja, foi uma orientação mundial e não um fenômeno que ocorreu apenas no Brasil.

Assim como também é mentira que a política econômica de FHC teria assegurado a transformação do real numa moeda forte, pois em 1994 o real começou valendo R$ 0,85 por dólar e manteve um valor falso até 1998, mas quando foi flexibilizado o câmbio chegou rapidamente a R$ 4,00 por dólar, muito antes da chamada “ameaça petista”, pois esta desvalorização ocorreu muito antes da “ameaça Lula”. Professor Lamounier como uma moeda que se desvaloriza 4 vezes em 8 anos por ser considerada uma moeda forte?

Professor Lamounier o plano Real não derrubou a inflação e sim uma deflação mundial que fez cair a inflação em todos os países do mundo inteiro. Mas no Governo do seu correligionário a inflação brasileira continuou sendo uma das maiores do mundo.

Fernando Henrique multiplicou por 15 vezes a divida pública em oito anos. Exatamente, FHC e sua horda elevaram a dívida pública do Brasil de uns 60 bilhões de reais em 1994 para mais de 850 bilhões de dólares quando entregou o governo ao Lula, oito anos depois. Isso é um caso de absoluta irresponsabilidade fiscal, talvez um recorde mundial de irresponsabilidade. E sendo isso é verdade seria essa a causa de o pessoal do PSDB preferir o ex-presidente longe de palanques e vinhetas eleitorais? Penso que sim. É um legado de patrimônio negativo esse de FHC.

O governo FHC foi um “fracasso econômico rotundo” e que a verdadeira ameaça ao Brasil, o verdadeiro caos foi FHC e é a política econômica fracassada defendida pelos tucanos, dentre eles o candidato José Serra.

Comentários

  1. Pois é!!!
    O PSDB que mesmo é tentar tapar o sol com a peneira!
    Como filha, neta, sobrinha, etc... de funcionários públicos, até hoje nunca ouvi uma vez sequer um elogio ao governo PSDB!
    Tanto que para atrair os olhares indecisos da eleição souberam apenas falar mal do PT!
    Além de mentiras não é?!
    e repetindo o que já havia dito "O governo FHC foi um “fracasso econômico rotundo” e que a verdadeira ameaça ao Brasil, o verdadeiro caos foi FHC e é a política econômica fracassada defendida pelos tucanos, dentre eles o candidato José Serra."
    Faço suas, minhas palavras!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref