Pular para o conteúdo principal

PARABÉNS À OAB DE PERNAMBUCO!!

A Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE) protocolou ontem no Ministério Público Federal de São Paulo pedido de abertura de ação penal contra uma estudante de direito paulista por supostos crimes de racismo e incitação à prática de homicídio na internet.

Parabéns à OAB de Pernambuco e aos seus dirigentes, com quem me solidarizo e a quem apoio integralmente.

Por que? Porque o que aconteceu é surreal e uma vergonha para o sul e sudeste do Brasil. Após a eleição, a universitária teria escrito mensagens agressivas contra os nordestinos nas redes sociais Twitter e no Facebook, responsabilizando-os pela vitória da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), o que é além de tudo uma desinformação pois a futura Presidente Dilma Rousseff venceu também nas regiões Sul e Sudeste. Dilma teve nessas regiões 300 mil votos a mais que o candidato derrotado.

O conteúdo é uma vergonha para todo brasileiro, especialmente para nós das carreiras jurídicas. "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!", teria escrito ela no Twitter. No Facebook, a jovem teria afirmado: "Dêem direito de voto para nordestinos e afundem o país de quem trabalhava para sustentar os vagabundos que fazem filho para ganhar o Bolsa 171".

Às mensagens polêmicas seguiram-se mensagens de críticas e até também mensagens de concordância e apoio (o que exige reflexão de pais, educadores e dos setores ligados à comunicação social e à cultura).

Apesar de a estudante haver cancelado seu perfil nas redes sociais de relacionamento a OAB-PE conseguiu cópias das páginas com os textos e identificou a autora e com as informações, ofereceu a notícia-crime ao Ministério Público Federal. Parabéns mais uma vez à OAB de Pernambuco e aos seus dirigentes!

Estamos diante do crime de racismo, que é imprescritível e inafiançável, e tem pena prevista que varia de dois anos a cinco anos de reclusão. Racismo? Poderão questionar os leitores, mas temos que o crime de racismo não se restringe a ofensas associadas somente à cor da pele ou à etnia, mas ao segregar ou diminuir uma região, no caso o nordeste, também pode ser considerado racismo.

Não sei qual a verdadeira intenção da jovem, mas com certeza, poucos são os seres humanos que não desejam viver num mundo mais justo que o atual, penso que do pior criminoso ao mais honesto dos homens, feita esta pergunta, teríamos indiscutivelmente uma resposta em sentido afirmativo quase que unânime. Me parece que a jovem não deseja um mundo mais justo que o atual, parece desejar o mundo imaginado por Hitler.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DA FAMÍLIA CORLEONE À LAVA-JATO

A autolavaggio familiare agiu e reagiu, impondo constrangimento injusto ao atacar a reputação de advogados honrados. Me refiro a Roberto Teixeira e Cristiano Zanin. Já perguntei aqui no 247 [1] : “ Serão os jovens promotores e juízes "de baixa patente" os novos tenentes" Penso que sim, pois assim como os rebeldes do inicio do século XX, os jovens promotores e juízes, passaram a fazer política e interferir nas instituições e estruturas do Estado a seu modo. Mas em alguns momentos as ações e reações deles lembram muito a obra de Mario Puzzo. As ideais dos rebeldes do início do século XX, assim como dos promotores e juízes desde inicio de século XXI, eram ao mesmo tempo conservadoras e autoritárias; os tenentes defendiam reformas políticas e sociais - necessárias naquele momento -, e no discurso estavam presentes os sempre sedutores temas do combate à corrupção e defesa da moralidade política. Deltan Dallagnol e Sérgio Moro representam os jovens promotores e juízes d...

INDEPENDÊNCIA? QUAL?

Aprendemos que no dia 7 de setembro o Brasil emancipou-se e que, por ato de bravura e nacionalismo de um príncipe português, libertou-se do jugo do colonizador. Será? Mas  somos de fato uma nação i ndependente? A nossa carta política é conhecida e respeitada por nossos lideres? Bem, de 1985 a 2013 é possível dizer que sim, mas depois da visita de Joe Biden em 2013 e das marchas de junho do mesmo ano, depois da operação Lava-Jato e do golpe de 2016 podemos dizer que vivemos em um estado de permanente risco de ruptura institucional, com militares assanhados pelo retorno de um regime autoritário. É possível fazermos um paralelo entre o IPES , o IBAD e a Operação Brother Sam , com o MBL e seus pares, a propaganda nas redes via fake news e a Operação Lava-Jato, apesar do lapso de cinquenta anos, é possível afirmar que ambas tem a origem na sanha imperialista estadunidense, inaugurada em William Mckinley. Fato é que a partir de meados dos anos 1950 (assim como em 2003), o Bras...

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref...