sexta-feira, 9 de julho de 2010

UM LUGAR ESPECIAL EM CAMPINAS



Aproxima-se o aniversário de Campinas, minha cidade natal. Em Campinas há para mim muitos lugares especiais. Lugares especiais  são aqueles que me emocionam e me remetem às lembranças afetivas fundamentais à jornada válida.

São lugares simples é verdade, mas é exatamente na simplicidade que reside o amor transformador em nossas vidas. Caminhar pelo tempo seria uma possibilidade mágica, uma fantasia de criança... Esse passeio nos ofereceria revisitar lugares especiais, tendo como bússola apenas a memória e a "vida vivida".

Se voltar ao passado fosse possível eu poderia escolher um passeio ao JARDIM CARLOS GOMES com meu avô Pedro e ver novamente os DKWs do ponto de taxi da Rua Irmã Serafina (curioso é que os taxis chamavam-se "carros de praça") e brincar no parquinho, sob o olhar, paciência e carinho infinitos do meu avô; poderia ainda "ver vitrines" na Rua Tomás Alves ou ir às LOJAS AMERICANAS na Rua 13 de Maio com minha avó Maria e tomar mais um suco de laranja com um misto quente; pediria para minha tia Bel me levar ao distante distrito de Sousas, para mais um passeio de ônibus, íamos com a viação Bortolotto e o ponto do ônibus, que hoje foi rebatizado de "estação de transferência", ficava na Rua Conceição; poderia, pelo menos mais uma vez, sentar-me ao lado de minha avó Maura e ouvir suas histórias e exemplos sobre de pessoas virtuosas, foi sentado no sofá da sala de visitas de sua casa (esse era um lugar especial), onde aprendi a respeitar a amizade, a gratidão e a generosidade como virtudes indispensáveis poderia ao lado dela ouvir o Padre Milton Santana na Igreja Nossa Senhora de Fátima; outro lugar grandemente especial é onde esteja o sorriso de minha mãe, um sorriso revelador da possibilidade do amor infinito, amor semente de paz, amor gratuito, amor educador...

Mas o lugar de fato especial para mim é o campo da PONTE...


Fui ao campo pela primeira vez com meu pai, meu único super-herói, e com minha irmã Roberta assistir Carlos, Oscar, Polozzi e Dicá, um lugar onde encontro - desde sempre - meus amigos, lugar onde hoje compartilho com meus filhos (certeza da vida eterna) e sobrinhos o que há de mais caro em nossas vidas: a própria vida.

É isso. Meu lugar especial em Campinas é o estádio MOISES LUCARELLI, o Majestoso onde deixo "... de ser eu para ser nós", como cita Guilherme de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário