Pular para o conteúdo principal

É INJUSTO CRUCIFICAR NELSINHO PIQUET.


A Fórmula 1 é um mundo todo particular, onde virtudes, valores e ética parecem ter um significado próprio.
Penso que a imprensa especializada acabou sendo “contaminada” pela irracional “lógica” desse mundo particular e pelo sentido do certo e do errado aplicáveis somente àquele mundo e isso merece uma reflexão.
Ou, por algum motivo busca um bode expiatório a ser sacrificado perante a opinião pública, e me parece que o bode escolhido é o jovem Nelsinho Piquet. Não é demais lembrar que em sentido figurado, um "bode expiatório" é alguém que é escolhido arbitrariamente para levar (sozinho) a culpa de uma calamidade, crime ou qualquer evento negativo que geralmente não tenha cometido, ou não tenha cometido sozinho.
A busca e a escolha do bode expiatório é um ato cruel e irracional, pois determina que uma pessoa ou um grupo de pessoas, ou até mesmo algo, seja responsável de um ou mais problemas. É uma atitude covarde, mesquinha e medíocre.
Vou escrever sobre algumas histórias que me lembro da Fórmula 1 porque acredito que fatos tão ou mais graves ou reprováveis ocorreram no passado e nenhum dos envolvidos foi tratado de forma tão cruel como Nelsinho vem sendo tratado por parte da imprensa, o que influencia de forma inegável a opinião pública.
Fatos graves que envolveram Senna, Prost, Barrichello, Fernando Alonso, Hamilton, dentre outros não receberam da imprensa a mesma atenção e tratamento depreciativo que o fato no qual foi envolvido o jovem piloto brasileiro Nelson Ângelo Piquet, filho do Tricampeão de Formula 1 Nelson Piquet recebe. Por quê?
Nelsinho confessou seu erro, confessou que, atendendo ordem de Flávio Briatore, provocou um acidente para beneficiar a equipe e seu companheiro de equipe Fernando Alonso, o mesmo Fernando Alonso que comprovadamente participou do chamado escândalo da espionagem.
É evidente que a atitude de Nelsinho é reprovável, mas em que sua atitude é mais reprovável que a de a de Prost, que venceu o campeonato em 1.989 depois de bater seu carro no de Senna?
Por que a atitude de Nelsinho é pior de Airton Senna que propositalmente bateu em Alain Prost para ser bicampeão do mundo em 1990? Não se pode esquecer que logo na largada a Ferrari de Prost fez uma largada melhor e pulou na frente.
Não me lembro de ninguém da imprensa dizendo que a aquela “manobra” de Airton Senna liquidaria sua carreira... Ao contrário o jornalista Rafael Lopes trata a atitude de Senna como normal. É normal colocar em risco a vida de um colega de profissão em nome do revide? Nelsinho pelo menos não bateu em ninguém.
Há ainda o acidente proposital provocado pelo “genial” Michael Schumacher que no GP da Austrália de 1994, tirou Damon Hill da pista deliberadamente, para ser campeão mundial pela 2ª vez.
Será que a subserviência de Rubens Barrichello nos seus tempos de Ferrari renunciando a posições e vitórias têm um sentido mais ético ou é menos grave que a atitude de Nelsinho?
E aqueles que afirmam que esportivamente a atitude de Nelsinho, sob ordem de Briatore, é mais grave do que o caso do GP da Áustria de 2002, quando Rubens Barrichello deixou Michael Schumacher passar na reta de chegada, após ordens da chefia da Ferrari usam o discurso fácil da hipocrisia, pois o efeito esportivo foi o mesmo e os problemas causados foram na mesma proporção, pois causou danos à imagem da F-1.
E Flávio Briatore? Bem, acredito que ele sintetiza a ética da Fórmula 1.
Não se pode esquecer que e m 1991 Briatore colocou o até então novato Michael Schumacher no lugar do brasileiro Roberto Pupo Moreno, sendo que o veterano piloto brasileiro foi sequer avisado desta decisão.
Em 1994, que foi literalmente o ano das mais festejadas falcatruas da dupla Briatore/Schumacher, eles mandaram tirar o filtro das máquinas de sua equipe, o que aumentava a velocidade, mas tornava muito insegura pilotagem. A safadeza de Flávio Briatore/Schumacher quase custou a vida de Jos Verstappen e de mecânicos da equipe, esse fato ocorreu no GP da Alemanha, em Hockenheim. Isso é menos grave que o fato que envolve Nelsinho? Por quê?
Ainda no tempo da equipe Benneton Briatore foi acusado de usar dispositivos eletrônicos, então proibidos, disfarçados em seu carro, como o controle de tração e de largada.
E o recente caso de espionagem na Fórmula 1? Em meio ao mais disputado campeonato em mais de duas décadas, com quatro pilotos com chances de conquistar o título até as últimas provas, o circo da Fórmula 1 teve que desviar suas atenções da pista por causa de um escândalo de espionagem envolvendo suas duas principais escuderias. A suspeita de que a inglesa McLaren teria se aproveitado de informações confidenciais da italiana Ferrari levou à abertura de investigações esportivas e judiciais que inegavelmente comprometeram a lisura da disputa do campeonato de 2007.
E o que é pior: mesmo com o envolvimento comprovado de Fernando Alonso no escândalo, nem ele, nem seu companheiro Lewis Hamilton sofreram qualquer tipo de sanção.
A história da categoria está repleta de casos de espionagem e roubo de informações técnicas. Em 1977, por exemplo, três sócios da equipe Shadow deixaram o time para fundar a Arrows. Ao lançarem a nova escuderia, seu carro era tão semelhante ao da Shadow que foi proibido de competir pelas autoridades esportivas da época. Coisa parecida aconteceu em 1981, quando, ao fim da temporada, o engenheiro Derek Gardner, da Tyrrel, fez um passeio pela oficina da Lotus e viu escondido o protótipo do modelo a ser usado na temporada seguinte. Em 1982, o carro da Tyrrel era uma cópia quase exata do projeto da Lotus.
Até o escândalo de 2007, o caso mais grave talvez tenha sido aquele que levou os engenheiros Angelo Santini e Mario Iacconi à prisão em 2006. Ex-funcionários da Ferrari foram trabalhar na Toyota, levando debaixo dos braços uma série de softwares desenvolvidos pela equipe italiana.
Com todos esses exemplos por que Nelsinho deveria sofrer alguma sanção dentro da lógica e da ética que reina na Formula 1?
Ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
Em sendo a ética relacionada a grupos sociais e a contextos julgar Nelsinho Piquet fora do contexto da Fórmula 1 é integral falta de ética, é atitude hipócrita e medíocre.
Por isso tudo crucificar o jovem e talentoso piloto brasileiro é injusto, basta que lembremos que ídolos d outros esportes como Giba do vôlei e Maurren Maggi do atletismo também cometeram erros e por terem perseverado reescreveram a própria história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

DIÁLOGO DO ARQUITETO E NEO EM MATRIX

“O Arquiteto - Olá, Neo. Neo - Quem é você? O Arquiteto - Eu sou o Arquiteto. Eu criei a Matrix. Eu estava à sua espera. (...)”   Sempre reflito sobre o significado do diálogo entre Neo e o Arquiteto no “Matrix Reloaded”, busco o significado para além do próprio filme e gosto de pensar que o diálogo é uma alegoria [1] ou uma metáfora [2] que contrapõe dois tipos de agir, o racional , do arquiteto e criador da MATRIX e o passional , em Neo, aquele que busca libertar a humanidade da escravidão imposta pelo sistema O racional, ou a racionalidade, diz respeito a ação calculada com base na eficácia dos meios escolhidos em vista de um fim, está relacionada também com a sistematização da experiência através de princípios explicativos gerais. O termo RACIONALIDADE nasceu fora da filosofia, estava relacionado a ciências como a economia, mas Weber introduziu sua noção como conceito sociológico fundamental, descrevendo-o como uma característica de determina