Pular para o conteúdo principal

Carta ao "Seo" Juvenal


Lemos em jornal de Campinas do último dia 30 de maio uma matéria que recebeu o titulo “Super G4 – Ataque em bloco”, na qual os Presidentes do São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras estariam unidos para defender interesses comuns, especialmente aqueles relacionados aos lucrativos contratos de TV. Até ai tudo legitimo.
O que nos causou enorme constrangimento foi uma afirmação do caricato Presidente do São Paulo, que teria dito ao referir-se aos Presidentes de clubes ali presentes: “Os 4 cidadãos que estão sentados aqui representam a totalidade do futebol paulista. São os times que tem representatividade. O resto não existe”. Se ele disse isso mesmo os conselheiros do São Paulo e os torcedores devem ter ficado de “cabelo em pé”, pois trata-se de uma estultice imensurável e demonstra ignorância, e arrogância.
Esse discurso do Presidente do São Paulo é medíocre, inversamente proporcional à importância o próprio clube que por enquanto ele preside. O São Paulo, assim como os demais clubes ali representados, sempre recorreram ao longo da história, aos clubes do interior Paulista para formar seus times vencedores, o mesmo interior, que o Senhor Juvenal chamou de resto que não existe.
O Senhor Juvenal esqueceu, ou ignora, que Valdir Perez, Denis, Nelsinho Batista, Oscar, Jean, Jurandir, Rodrigo, Chicão, Luiz Fabiano, Raí, Mineiro, Jean Carlo, Careca, Renato, Neto, dentre outros grandes jogadores que deram ao São Paulo títulos estaduais, nacionais e internacionais foram formados na PONTE PRETA e no GUARANI, ou seja, formados pelo resto que não existe.
Além dos jogadores acima citados não podemos esquecer de Carlos, goleiro de uma olimpíada e três copas do mundo, de Juninho que esteve na Copa de 82 e André Cruz de duas copas América, Olimpíada, PanAmericano e uma copa do mundo (98) a quem Baresi chamou de “meu substituto”, ou do centroavante Chicão de uma Olimpíada, Polozzi da Copa de 78, Edson, lateral direito da copa de 86, e dos ainda jovens Elias, Elano e Renato. Quem não lembra de João Paulo na ponta esquerda ou de Julio César da copa de 86? Foi o Guarani que formou Amoroso também e recuperou Djalminha, e Oswaldo (Campeão do Mundo pelo Grêmio) foi formado na Ponte Preta. Todos esses jogadores e muitos outros foram formados na Ponte Preta e no Guarani, aquele resto que não existe.
O Senhor Juvenal ignora também que Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, nasceu no interior de Minas Gerais e foi formado para o futebol na cidade de Bauru, interior de São Paulo, ou seja, na parte do mundo denominado “o resto que não existe”.
Esse discurso guarda certa coerência com a cantinela de parte da imprensa brasileira, que este ano decidiu negar a magia, a história, a tradição e a paixão dos campeonatos estaduais e desqualificá-los de forma absolutamente infundada.
É verdade que este ano os times do interior de São Paulo não chegaram à semifinal ou à final do “Paulistão”, mas isso não retira da população de cada uma das cidades do Estado o direito à paixão pelo seu time, sua história e conquistas, por mais modestas e insignificantes que possam parecer, quando observadas pela lógica das elites, lógica do Senhor Juvenal.
Essa lógica perversa, a lógica das elites, teima em transformar o futebol, verdadeira manifestação cultural, em simples produto de consumo, submetendo tudo à lógica da eficiência e do lucro, além de desqualificar a importância das cidades e dos clubes do interior do Brasil.
A idéia das elites, difundida pelo “Seo” Juvenal e por parte da imprensa (todos provavelmente a serviço dos interesses econômicos e das corporações e não a serviço do futebol) de que os campeonatos estaduais deveriam ser extintos ou deles fazer parte apenas os times grandes segue a lógica da “Teoria das Elites”.
Não é demais lembrar que a teoria das elites surgiu no final do século 19, tendo como fundador o filósofo e pensador político italiano, Gaetano Mosca (1858-1941). Em seu livro “Elementi di Scienza Política” (1896), Mosca estabeleceu os pressupostos do elitismo ao salientar que em toda sociedade, seja ela arcaica, antiga ou moderna, existe sempre uma minoria que é detentora do poder, em detrimento de uma maioria que dele está privado.
É isso que o “Seo” Juvenal está pregando? Estará o “Seo” Juvenal está defendendo o poder da minoria em detrimento da maioria e o desrespeito ao interior do Estado de São Paulo, uma população de mais de 20 milhões de pessoas?
Ou seja, pela lógica do “Seo” Juvenal e do restrito grupo presidentes que o acompanhavam os clubes que presidem teriam mais direitos que outros e seriam seus clubes uma espécie de classe dirigente. Ridículo!
Na teoria das elites a sociedade é dividida em dois grupos: os governantes e os governados. Os governantes são menos numerosos, monopolizam o poder e impõem sua vontade, valendo-se de métodos legítimos ou arbitrários e violentos ao restante da sociedade. No mundo do futebol teríamos qual critério para definir os “governantes e os governados”? Provavelmente os aspectos econômicos exclusivamente seriam observados ou o potencial que cada time tem em gerar lucro nos vários quadrantes do mundo corporativo.
Estive em Lins (SP) a trabalho algumas vezes esse ano e pude testemunhar o orgulho da população local com a boa campanha do Clube Atlético Linense, fundado em 1927 e que, honesta e organizadamente, disputou a Série A2. O Linense não obteve o acesso à Série A1, mas e daí? Isso por acaso diminui o valor do trabalho lá realizado, as paixões que despertou e os valores significativos que mantém e amplia? Por que somos obrigados a consumir o inadimplente Flamengo ou os exóticos Real Madri, Milan ou Manchester? Só por que são mais lucrativos aos interesses econômicos e corporativos?
O futebol como manifestação cultural que é contém uma aparente contradição com a lógica do lucro, da eficiência e da “corporativização” dos clubes. Por isso, a todos cabe refletir sobre a Importância do futebol como manifestação cultural e sobre a sua importância nos campos da educação e da economia, mas de forma democrática e plural e não elitista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref