Pular para o conteúdo principal

A JUVENTUDE E A AÇÃO POLITICA.


Posso estar completamente enganado, mas meus filhos e sua geração carregam uma sensação desalentadora em seus corações... Penso que eles têm a sensação de que nada realmente importante resta a fazer no quadrante da Política, pois todas as oportunidades mais nobres e brilhantes já teriam sido exploradas e exauridas pelas gerações anteriores, afinal não há uma ditadura a ser vencida, a democracia estaria sendo consolidada e teríamos, inclusive, o segundo presidente progressista ocupando o Palácio do Planalto depois da abertura e fim do regime militar, tanto que poucos jovens criativos e de alma libertária buscam atuar politicamente.

Em razão disso eles vivem um dilema: “ou se tornam meros zeladores dos monumentos” que lhes legou a História ou, então, “libertam-se desse passado, sem condições de sobrepujá-lo”.

O professor Roberto Mangabeira Unger no seu livro “O Direito na sociedade Moderna” fala sobre esse sentimento, que chama de “o ônus do passado na Teoria Social” (Ed. Civilização Brasileira, 1.979, p.11), mas alerta para o fato de que esse dilema “na história do pensamento especulativo” assume forma característica... Seus discípulos podem tornar-se meros exegetas dos textos clássicos, mas roídos pelo remorso de haverem perdido a autonomia, ou, por outro lado, podem passar a adotar a especialização como uma espécie de evitar comparações, mas numa posição ou noutra ponto negativo é que estamos diante da renuncia do vigor e generosidade intelectual e exemplo de coragem que somente a juventude pode legar à geração seguinte.

O cineasta David Fincher no seu filme “CLUBE DA LUTA” nos diz, através do personagem de Brad Pit, algo como: “... somos uma geração sem peso na história, não temos uma guerra mundial, não temos a grande depressão, nossa guerra é espiritual, nossa depressão são nossas vidas...” e por ai vai.

Esse sentimento não corresponde à realidade ou às necessidades desse mundo, do nosso mundo ou das infinitas possibilidades da ação Política que tenha como protagonista a juventude.
Pedro Benedito Maciel Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref