Pular para o conteúdo principal

MAIS LEMBRANÇAS E UM BOM CONSELHO...



“Aos oito anos todo menino é guerreiro,
aos quinze somos todos poetas,
depois disso nem sempre somos alguma coisa.”
(Hildebrando Siqueira, 1930)



Muitos amigos comentaram o LEMBRANÇA DO PATIO DOS LEÕES postado recentemente. As minhas lembranças, incompletas e imprecisas, despertaram nesses bons amigos outras lembranças, igualmente queridas, de um tempo que não precisa voltar porque ainda vive nos nossos corações e na nossa memória.

Confesso que fiquei surpreso com a quantidade comentários, pois penso que noutros artigos trato de assuntos mais importantes e relevantes, necessários à reflexão de todos e de cada um.

Nos contatos alguns amigos diziam: - No próximo artigo conte a historia do ..., outros me corrigiram a imprecisão, etc e tal. Mas em cada um dos contatos senti muito carinho, não necessariamente em relação a mim, mas principalmente em relação à época em que nós jovens e com a vida toda pela frente alimentávamos nossos dias com certezas, sonhos e esperanças.
Comentei esse fato e a repercussão com o meu pai, ele ouviu atentamente e disse: - Filho, não se trata de manifestação de amizade, mas de afeto, tanto a você quanto àquela época. Não entendi e pensei em discordar, mas como já não tenho a necessidade de discordar a priori de tudo que não compreendo disse a ele simplesmente que não havia entendido e pedi que ele me explicasse o ponto de vista dele.

E ele, ajeitando-se no sofá da sala de estar, suspirou e disse: - Estou falando sobre virtudes. A amizade e o afeto são virtudes. E cada uma das virtudes pode ser ensinada, mais pelo exemplo e pela vida do que pelos livros, por isso é maravilhosa a vida e os ensinamentos de cada dia. As pessoas que se manifestaram sobre o seu artigo, seja por telefone ou por e-mail, podem ser seus amigos ou não, porque a ‘amizade’ é o caminho necessário ao exercício cotidiano do afeto, do amor. Seu exercício requer tempo, esforço e trabalho para manutenção da amizade. A amizade é uma forma de amor, mas é uma virtude da razão, ao passo que o afeto, ou amor, caminha por outra seara, é uma virtude divina, espontânea, sem estreiteza, sem limites, atemporal, que não depende de esforço ou trabalho para existir, as pessoas às quais você se refere tem uma ligação profunda com você, atemporal, estou falando de amor... E a gente aprende na 1ª. comunhão que ‘Deus é amor’, não é? Então, parabéns filhão! Mais do que amigos você ama e é amado, e isso é coisa de Deus.

Depois das palavras do meu pai ficamos em silêncio, pensei nos amigos, nas nossas histórias, nas aventuras e desventuras, nos momentos de comemoração pela vitória e nos momentos em que o que nos restava era disfarçar as lágrimas e seguir o caminho e conclui como é bom amar o caminho percorrido, as pessoas e as possibilidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref

DIÁLOGO DO ARQUITETO E NEO EM MATRIX

“O Arquiteto - Olá, Neo. Neo - Quem é você? O Arquiteto - Eu sou o Arquiteto. Eu criei a Matrix. Eu estava à sua espera. (...)”   Sempre reflito sobre o significado do diálogo entre Neo e o Arquiteto no “Matrix Reloaded”, busco o significado para além do próprio filme e gosto de pensar que o diálogo é uma alegoria [1] ou uma metáfora [2] que contrapõe dois tipos de agir, o racional , do arquiteto e criador da MATRIX e o passional , em Neo, aquele que busca libertar a humanidade da escravidão imposta pelo sistema O racional, ou a racionalidade, diz respeito a ação calculada com base na eficácia dos meios escolhidos em vista de um fim, está relacionada também com a sistematização da experiência através de princípios explicativos gerais. O termo RACIONALIDADE nasceu fora da filosofia, estava relacionado a ciências como a economia, mas Weber introduziu sua noção como conceito sociológico fundamental, descrevendo-o como uma característica de determina