Pular para o conteúdo principal

Lembranças do ‘Pátio dos Leões’...


O “Pátio dos Leões” é o espaço no prédio central da PUC (Pontifícia Universidade Católica) Campinas, descoberto e fechado por muros ao qual se tem acesso através de um grande portão de ferro. O pátio é guardado por dois imponentes leões de pedra que ficam no alto de colunas que sustentam o portão.
Nesse local, ou a partir dele, nos anos de 1982 a 1986, vivemos e compartilhamos validamente sonhos e construímos nossa vida profissional, social e política. Eu, particularmente, devo à sorte - força dívida reguladora dos acasos -, muita coisa que vivo hoje, pois foi no Pátio dos Leões que conheci meus grandes amigos, os adversários mais respeitáveis, foi lá que conheci Celinha, meu amor, e a partir de lá passei a crer na ação política como força legítima necessária para transformar a realidade.
E há uma história muito legal que aconteceu em 1982, que envolve o vereador Bileo Soares (PSDB). Eu estava lá e sou testemunha.
O ano era 1982, e a “direita” dominava a política estudantil na faculdade de Direito da PUCC, em Campinas, e isso nos parecia inadmissível, afinal vivíamos numa época de reconstrução da democracia. Por conta disso, deixamos de lado as diferenças e unimos forças para vencer as forças organizadas do atraso. Estavam ombreados: o PT, PCdoB, PMDB e o ainda embrionário PSB.
As lideranças estudantis progressistas na faculdade de Direito eram Caio Carneiro Campos, pelo PCdoB, João Roberto Medeiros, pelo PMDB e este escriba pelo PT. Havia ainda Frida Cristina Barbosa, João Facciolli, Angélica Marinho, Orlando Bueno, José Antonio Lemos, Miguel Valente Netto, enfim, tanta gente boa que não vou me lembrar de todos agora.
E numa reunião, da qual Bileo não participou, concluímos que ele deveria ser o candidato a presidente do DA (Diretório Acadêmico), por seu espírito democrático e por ter bom trânsito também no campo conservador.
Reunimo-nos, cerca de 20 ou 30 “jovens revolucionários” no Centro Acadêmico de Psicologia para entregar a Bileo a tarefa. Foram 12 horas de reunião e Bileo permaneceu em silêncio a maior parte do tempo. Falávamos, discursávamos, brigávamos e nos reconciliávamos. Bem, lá pelas 5 ou 6 horas da manhã Bileo posicionou-se e não aceitou a indicação. Caio ocupou a cabeça de chapa e vencemos as eleições com MUITA sobra, para desespero da faculdade - bastante conservadora naquele momento -, passamos a enviar representantes aos congressos da UEE (União Estadual dos Estudantes) e UNE (União Nacional dos Estudantes), além do ENED (Encontro Nacional de Estudantes de Direito) e democratizou as relações institucionais na faculdade.
Vencemos ainda em 1982 e 1983, mas perdemos em 1984 e 1985 (nesse ano fui candidato presidente, com uma chapa pura petista). Outra curiosidade: perdemos para um grupo que julgávamos alienados e conservadores, denominado “Delírio Acadêmico” e que tinha como um dos seus articuladores o hoje petista, advogado e ex-secretário dos negócios jurídicos Nilson Lucilio.
Outra história curiosa envolve o deputado federal Carlão Sampaio (hoje no PSDB). Ele era do nosso grupo, mas na faculdade Carlão era considerado “café com leite”. Sempre nos lembrávamos dele para o Departamento e Esportes, coisas assim, ademais, a liderança da família Sampaio era o irmão mais velho Afonsinho Sampaio.
O interessante é que a orientação política da família Sampaio sempre foi progressista, de esquerda mesmo, tanto que o Dr. Afonso Celso, pai do Carlão, foi candidato a vice-prefeito de Campinas em 1982, numa sublegenda do PMDB, na chapa encabeçada pelo médico sanitarista Sebastião de Morais, todos da esquerda do PMDB, fortemente influenciado pelo PCdoB. E hoje o advogado do Carlão tenta - infundada e desesperadamente - caçar o mandato do vereador Sérgio Benassi do PCdoB.
Há muitas histórias daquele tempo e de pessoas que hoje ocupam importantes funções políticas no Executivo, Legislativo, na magistratura, na advocacia, no Ministério Público e nas polícias. Aos poucos eu conto.

Comentários

  1. Pedro, que alegria achar seu blog e ver meu nome lembrado por voce. Seu rosto continua igual, suave e belo. Me lembro tanto da Celinha, um amor.
    Que tempos aqueles, não é?
    Voce continua como sempre foi, poeta, sonhador, ousado, cultor do direito e sempre muito sensível.
    Um enorme beijo para voce e para Celinha!
    Viva a santa Internet e obrigada por me permitir lembrar de voces e ainda por cima... vê-lo!!
    Meu e-mail: a.angelicamr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aquele pau brasil continua firme, forte e lindão?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref