terça-feira, 31 de março de 2009

FURIA DOS GOVERNANTES


"Para manter a sociedade a beira da fome, a guerra é a furia dos governantes contra suas próprias ideologias. E o objetivo não é a vitória ..., mas manter a própria estrutura da sociedade intacta." (George Orwell)


O pessoal do WASP* leva ao pé da letra essa observação do Orwell...
______________________________________________


* WASP é a sigla que em inglês significa "Branco, Anglo-Saxão e Protestante" (White, Anglo-Saxon and Protestant). Alguns ainda traduzem como "Branco, Americano, Sulista e Protestante" (White, American, Southern and Protestant).
Surgiu no início do século XX tendo como base o combate à raça, nacionalidade (ou regionalidade) e religião alheia. Inicialmente combatiam os negros e qualquer aspecto relacionado a eles (principalmente a música, jazz e blues, que começava proliferar em discos e rádios), mas logo voltaram seus ideais contra outros grupos, que do seu ponto de vista não cumpriam os seus critérios: os italianos, pois bebiam demais o que levou o governo a criar a Lei Seca na década de 20; os irlandeses, por tolerarem os italianos e também pela questão do alcoolismo; e os judeus, por começarem a dominar a estrutura bancária do país através dos empréstimos de dinheiro.
A cultura WASP é focada nos chamados valores tradicionais e fortemente baseada numa religiosidade inflexível e
visões ditas "tradicionais" da sociedade em todas as suas vertentes desde a família e sexualidade aos papéis homem/mulher em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário